BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

29 de ago. de 2009

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Este ano o tema da campanha proposta pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo será “Ambiente livre de fumo é direito de todos”. Desde 2005 A Faculdade de Medicina da UFMG resolveu enfrentar os desafios e sair em defesa deste mesmo ideal, tendo se declarado “estabelecimento livre de tabaco”.

A informação está afixada em todos os andares da Unidade, contendo ainda os números das leis municipal, estadual e federal que proíbem o fumo em locais públicos.

É isso que representa o dia 29 de agosto. Uma data em que entidades de saúde e de ensino de saúde de todo o País se unem para conscientizar população e autoridades sobre os riscos do tabagismo passivo – o processo de inalação involuntário da fumaça do fumo de outras pessoas. A iniciativa tem apoio dos governos federal e dos estados.

Na avaliação do pneumologista Frederico Ozanan de Fúccio, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, as campanhas anti-fumo têm sido bastante eficientes e conseguiram baixar, nos últimos anos, o número de fumantes no País.

“Mas, infelizmente, há um problema nessa redução de usuários do tabaco: geralmente são pessoas com um alto poder financeiro que deixam de fumar. A população mais humilde ainda sofre mais com o uso do tabaco e suas conseqüências”, afirma de Fúccio, que também é médico do Hospital das Clínicas da UFMG.

O poder público

Um dos grandes patrocinadores dessas campanhas tem sido o “Programa Nacional de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer”, cujo objetivo é reduzir a morbi-mortalidade causada pelo tabagismo e outros fatores de risco no Brasil.

Para atingir esse objetivo o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Câncer, em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde, desenvolve ações educativas, legislativas e econômicas. A comemoração de datas alusivas ao combate ao fumo são algumas das ações educativas pontuais promovidas pelo órgão.

Com o objetivo de promover a conscientização sobre o assunto e diminuir riscos o governo aprovou, em 1986, a Lei Federal nº 7488, que estabelece 29 de agosto como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Seu principal compromisso é com a elaboração de campanhas de combate ao tabagismo. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) apóia a iniciativa, ao lado de várias outras entidades.


0 comentários: