BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

14 de set. de 2010

O quebrador de pedras


Há muitos anos, vivia na China um jovem chamado Mogo, cujo meio de vida era lascar pedra pelas ruas, debaixo de sol e chuva. Seu trabalho era muito cansativo, mas Mogo era são e forte: podia ter sido muito feliz.

No entanto, estava muito descontente com sua sorte e nada mais fazia que queixar-se desde manhã até a noite.

Seu anjo da guarda via com pesar como seu protegido desprezava tudo o que de bom o Senhor lhe havia dado e invejava os que tinham mais que ele. Tinha medo que a alma de Mogo se desfigurasse e acabasse por perder-se.

Por isso, uma noite em que o jovem dormia, o anjo estendeu suas grandes asas brancas e elevou-se até o céu. Prosternou-se ante o Senhor e suplicou-lhe que concedesse a Mogo a graça de transformar-se em um poderoso cavaleiro de modo que não tivesse que invejar ninguém e, assim, salvar sua alma.

- Eu o concedo, disse o Senhor. – E de agora em diante Mogo terá tudo o que desejar.

No dia seguinte, Mogo estava entregue a seu trabalho, quando de repente foi envolvido por uma nuvem de poeira levantada por um grupo de cavalos que puxava a carruagem em que viajava um nobre, cujo traje de ouro e pedras preciosas brilhava ao sol.

Passando as mãos pelo rosto suarento e sujo, Mogo disse com amargura: - Por que não posso eu ser nobre também?

- Sê-lo-ás! - murmurou seu anjo invisível com imensa alegria. E Mogo foi dono de um palácio suntuoso e de terras infindas. Teve servidores e cavalos. Costumava sair todos os dias com seu impressionante cortejo para ver como o povo e, especialmente seus antigos companheiros, alinhavam-se respeitosamente à beira da rua.

Numa tarde de verão, percorria o campo com sua escolta. O calor estava insuportável e debaixo de seu guarda-sol dourado, Mogo transpirava nem mais nem menos do que quando lascava pedras. Pensou então que não era o mais poderoso do mundo: sobre ele havia príncipes, imperadores e ainda mais alto que estes, estava o sol que a ninguém obedecia e que era o rei do firmamento.

- Ah, anjo meu! Por que não posso ser o sol? - lamentou-se Mogo. – Pois sê-lo-ás!, exclamou o anjo docemente, mas com uma enorme tristeza, ante tanta ambição.

E Mogo foi sol, como era seu desejo.

Enquanto brilhava no céu em todo seu esplendor orgulhoso de poder amadurecer as colheitas e as frutas na terra ou queimá-las, a seu bel-prazer. Um ponto negro avançava ao seu encontro. A mancha escura crescia conforme avançava. Era uma grande nuvem que estendia seus escuros véus em torno do disco luminoso do sol. O astro rei lançava seus raios luminosos mais potentes contra a nuvem que o ofuscava, tentando incendiá-la. Mas as trevas fizeram-se cada vez mais densas e a noite desceu. – Anjo! - gritou Mogo. – A nuvem é mais forte do que eu! Quero ser nuvem! – Sê-lo-ás! - respondeu o anjo.

Mogo, sendo nuvem, desencadeou-se: - Sou poderoso! - gritava, escurecendo o sol. – Sou invencível! - trovejava, perseguindo as ondas. Mas, na costa deserta do oceano erguia-se uma imensa rocha de granito, tão velha como o mundo. E a Mogo parecia que a rocha o desafiava e encadeou uma terrível tempestade. As ondas, enormes e furiosas, golpeavam a rocha como a querer arrancá-la do solo e atirá-la no fundo do mar. Mas, firme e impassível, ali estava a rocha.

- Anjo! - soluçava Mogo. – A rocha é mais forte que a nuvem! Quero ser rocha. E Mogo foi rocha.

- Quem poderá vencer-me agora? - perguntava a si mesmo.

Certa manhã, Mogo sentiu uma lancetada aguda em suas entranhas de pedra e em seguida uma dor profunda como se uma parte de seu corpo de granito estivesse sendo dilacerada. Logo ouviu golpes surdos, insistentes e novamente a dor lancinante... Louco de espanto gritou:

- Alguém está matando-me anjo! Quero ser como ele! - E sê-lo-ás! - exclamou o anjo chorando. E foi assim que Mogo voltou a lascar pedras.

Moral da História: Todos somos grandes! Independente de que cargo temos, precisamos simplesmente enxergar o poder de nossas funções.

0 comentários: