BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

21 de set. de 2010

Não se deixe abater!


Existem momentos da vida em que tropeçamos e caímos feio. Quem não passou por situações em que, levantar,sacudir a poeira e dar a volta por cima era a única saída? Diante das situações imprevistas, frustrantes, o melhor que se tem a fazer é levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. “Não temos como prever o que acontecerá no futuro, por isso precisamos conviver com a idéia de que estamos sujeitos a acidentes de percurso que não faziam parte das nossas expectativas”, diz Arline.

Quando alguém tem uma expectativa fixa de como algo deve ser no futuro, e os resultados não correspondem, a decepção parece inevitável. Frequentemente, muitas pessoas entram em depressão por compararem o que esperavam que acontecesse com o que, de fato, ocorreu.

O tamanho da decepção é proporcional do grau das expectativas. Quanto mais importância a pessoa tiver atribuído ao resultado esperado, maior a intensidade dos sentimentos, que podem ir do desapontamento à depressão.

Não carregue o peso da frustração

Mas é preciso reagir à situação e agir diante dela.

“À medida que nos damos conta de que o que aconteceu não poderá ser desfeito, podemos passar para o passo seguinte”, diz Arline.

Você precisará mudar o modo como percebe as coisas para dar a volta por cima. Isso se faz ao mudar o foco, aceitando a realidade da situação e se fazendo perguntas que o coloquem numa posição de poder, diante do que quer que tenha se passado.

Um posicionamento proativo e positivo é condição básica para a superação de frustrações. Nada de ficar ruminando, carregando a frustração pela vida. A repetição contínua no pensamento de uma decepção não levará à saída.

1 comentários:

Bete Meira disse...

Fabrícia, que texto incrível!Estava precisando dessas palavras. Parece que vieram do céu pra mim!Que Deus te abençoe por publicar textos que trazem alento e conforto aos corações machucados pela vida!Parabéns!