BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

30 de mai. de 2009

O Ilusionista

The Illusionist é um conto sobre um mágico (ilusionista) que se apaixona por uma duquesa na adolescência e vai reencontrá-la anos depois, noiva de um príncipe violento. Eles revivem a paixão que sentiam um pelo outro e o ilusionista tem então um desafio, que é convencer o chefe de polícia local e enganar à todos em seu mais impressionante show de mágicas já realizado.

A história é narrada de maneira singular, como um conto mesmo. Até as cenas que teriam na maioria dos filmes, algum apelo dramático, seguem praticamente a mesma marcação musical; portanto, a ênfase é na história como um todo e não em suas particularidades. O tema principal é a habilidade quase sobrenatural do mágico, que com o auxílio dos efeitos visuais utilizados no filme, faz com que até mesmo o espectador duvide se são realmente truques ou algum tipo de habilidade sobre-humana. Toda a abordagem parece querer ressaltar Eisenheim como um mito e sua história, como teria sido passada popularmente, com todos os seus exageros e mistificações.

O filme cumpre fielmente o que parece pretender passar; e nos surpreende, como espectadores. Exceto talvez, com relação à algumas peculiaridades da época (início do século XX), como o domínio da razão e início de idéias e doutrinas espiritualistas em oposição à isso. Merecia mais tempo, além dos seus pouco mais de 100 minutos.

Informações técnicas

Nome original: The Illusionist
Ano e país de origem: 2006, EUA/República Tcheca
Distribuído por: Focus Filmes
Direção: Neil Burger

Com: Edward Norton, Paul Giamatti, Jessica Biel, Rufus Sewell e Eddie Marsan.

0 comentários: